Especial Saúde no Trabalho
Corpo e mente alinhados

Na semana passada, na matéria ‘Vida saudável ao alcance das mãos’, o Negócio Feminino tratou dos hábitos saudáveis necessários com o nosso corpo no ambiente de trabalho.

Entretanto, de nada adianta um corpo cheio de saúde se o emocional estiver em frangalhos. Afinal, um completa o outro. “Deve-se sempre trabalhar corpo e mente juntos, fazendo mínimos intervalos durante o expediente”, apontou a médica Daniela Osório Alves.

Quando os hábitos são palpáveis é muito mais fácil modifica-los. E não é de se estranhar quando muitas pessoas dizem que a cabeça está uma desordem e não sabem como mudar essa situação. Cada indivíduo lida de uma maneira com as situações do cotidiano, mas existem duas dicas que são infalíveis e servem para todas as pessoas.

Segundo Daniela, ter uma boa noite de sono mantém a mente descansada e pronta para enfrentar as tarefas diárias. “Cada pessoa terá a sua necessidade de horas de sono por dia. Variando, geralmente, de seis a 8 horas. Ele faz com que o cérebro organize as informações adquiridas ao longo do dia e armazene-as de maneira definitiva ou não”, afirma ela.

Além disso, a prática regular de exercícios físicos também ajuda neste processo. “Elas vão além do cuidado com o corpo, pois liberam endorfinas, capazes de proporcionar sensações de bem-estar e prazer”.

Ela garante que o segredo está na união destas atividades. “Juntas podem aumentar significativamente a produtividade no trabalho e reduzir o estresse, sem necessidade de aumento de carga de trabalho ou expediente, simplesmente por aumentar a disposição e motivação da pessoa”.