Andressa escreve semanalmente, sempre na quinta-feira.
POA Love Festival e outras atrações de dezembro na Capital

 

Último mês do ano e a programação cultural continua a mil! Porto Alegre recebe duas grandes atrações internacionais: neste sábado, 3, Peter Hook e dia 11 Joe Satriani. Tem ainda a estreia do festival POA Love Festival, no próximo domingo, 4, que reunirá no domingo Natiruts, Criolo (foto) e Nando Reis, além da abertura de Dingo Bells. Confere aí!

02/12 – MOSTRA SIMÕES LOPES NETO

Nesta sexta-feira, dia 2, às 14h e às 17h, o Santander Cultural é palco para apresentação da pesquisa de Claudia Antunes sobre Simões Lopes Neto e lançamento de uma publicação do escritor Luís Augusto Fischer. Ações estão em sintonia com a mostra Simões Lopes Neto– onde não chega o olhar prossegue o pensamento e são abertas ao público.

Estimulada pela mostra, a gaúcha Claudia Antunes resolveu retomar sua pesquisa sobre Simões Lopes Neto, tendo como foco a recepção entre escritores canônicos da literatura brasileira. Já o livro, com textos de Simões Lopes Neto, tem como coordenador editorial o professor de literatura e escritor Luís Augusto Fischer, que participa do lançamento para comentar o resgate destes conteúdos e posicioná-los no contexto da obra simoniana.

03/12 – PETER HOOK & THE LIGHT

O lendário baixista britânico Peter Hook, fundador do Joy Divison e do New Order, sobe ao palco do Opinião neste sábado, dia 3, para executar as melhores canções das suas duas ex-bandas, que revolucionaram o cenário da música na era do post-punk e do synthpop, na virada dos anos 70 para a década de 80. Com a companhia do grupo The Light, ele traz o repertório das aclamadas coletâneas “Substance”, lançadas pelo selo Factory Records. A compilação dedicada ao New Order, repleta de hits, chegou a vender dois milhões de cópias somente nos Estados Unidos, enquanto que a seleção do Joy Division ficou famosa ao compilar os principais singles do grupo e alguns b-sides que não entraram nos LP’s originais “Unkwnow Pleasures” (1979) e “Closer” (1980). A apresentação vai incluir no set-list composições de impacto como “Love Will Tear Us Apart”, “Atmosphere” e “Transmission”, gravadas pelo Joy Division; e “Blue Monday”, “True Faith” e “Temptation”, todas do New Order, entre outras mais.
 

03/12 – MÚSICA E OUTRAS ARTES

Música e Outras Artes é o nome da ação que Antonio Villeroy realiza no bazar Hemb e Imaginasó.  O artista exibe uma exposição de suas fotos e apresenta um pocket show às 18h, deste sábado, 3, na Rua Anita Garibaldi, 600 / loja 103, com músicas do seu novo disco e sucessos de sua carreira. O evento inicia às 10h30min com gastronomia, design, moda e outras atrações, com entrada aberta ao público.

03 a 15/12 – EXPOSIÇÃO “O TEMPO DA COR”

Ao longo de 20 anos, o fotógrafo carioca Fernando Mello testemunhou a ação do tempo sobre as casas coloridas e vibrantes do Quadrado Histórico - centro do vilarejo de Trancoso, na Bahia. O Tempo da Cor, a primeira mostra individual do fotógrafo em Porto Alegre, é composta por 18 imagens que mostram detalhes das habitações do local. A exposição ocorre na Galeria Sala Branca de 03 a 15 de dezembro, com entrada franca.

04/12 – POA LOVE FESTIVAL

Porto Alegre recebe neste domingo, 4, o POA Love Festival, que levar ao Anfiteatro Beira-Rio, alguns dos artistas que mais se destacaram por aqui nos últimos anos, para três shows cheios de boas vibrações. O grupo de reggae Natiruts, assim como Criolo e Nando Reis, irão se apresentar ao longo do dia, num evento que poderá entrar de maneira definitiva no calendário da cidade. Marcado para ocorrer no próximo domingo, o POA Love Festival vai iniciar no começo da tarde e terá a maior parte da sua programação realizada ainda à luz do dia, num clima totalmente família e propício para a confraternização de todas as tribos. Com a abertura da banda gaúcha Dingo Bells, que também é um dos grandes destaques do atual cenário musical, todos os artistas escalados para subir ao palco farão os seus shows completos, com suas respectivas bandas, seus grandes sucessos e algumas novidades.

10 e 11/12 – ORQUESTRA DE CÂMARA THEATRO SÃO PEDRO

Orquestra de Câmara Theatro São Pedro apresenta últimos Concertos Oficiais do ano, homenageando o centenário do nascimento do médico e compositor Paulo Vianna Guedes, dias 10 e 11 no TSP. Na primeira parte do programa as obras de Paulo Guedes e Camargo Guarnieri, com a participação do solistas Daniel Wolff (violão) João Batista Sartor (flauta) e Ney Fialkow (piano). Na segunda parte, o público terá a oportunidade de ouvir uma seleção de coros e árias de O Messias de Handel - incluindo o popular Aleluia - com a participação do Coral Porto Alegre e dos solistas Cíntia de Los Santos (soprano) e Daniel Germano (barítono).

09/12 – BEATLES ABBEY ROAD

Uma viagem aos anos 60 ao som dos reis do iê iê iê, assistindo à performance do grupo Beatles Abbey Road. O grupo consegue se destacar dentre as tantas bandas Beatles existentes por aí, recriando a atmosfera da época com seus terninhos de tecido inglês, suas botinhas confeccionadas por Mr. Green - o mesmo artesão que fabricava para os Beatles - anéis, pulseiras, relógios, instrumentos raros e principalmente, competência musical.

07/12 – ROUPA NOVA DE VOLTA

Banda que atravessou gerações e permanece motivando os fãs por onde passa, retorna a Porto Alegre com o show “Todo Amor do Mundo”. Roupa Nova traz nesta apresentação a história do início da carreira, resgatando situações peculiares dos anos 60, quando os integrantes eram seis adolescentes querendo viver o sonho da música. Além de novas canções, não faltarão os grandes sucessos como “Coração Pirata”, “Dona”, “Whisky a Go Go”, “Linda Demais”, “Volta pra Mim”, entre muitas outras.

11/12 – JOE SATRIANI EM PORTO ALEGRE

O guitarrista norte-americano Joe Satriani volta ao Brasil, com a turnê Surfing Shockwave, que celebra seus 30 anos de carreira. Em Porto Alegre o músico se apresenta no dia 11 dezembro, no Auditório Araújo Vianna. Essa será a terceira vez que o guitarrista se apresenta na capital gaúcha, entre show solo e com o projeto G3.

 

Imagem por Caroline Bittencourt