Andressa escreve semanalmente, sempre na quinta-feira.
Feira do Livro e atrações nos palcos da Capital


Na programação deste final de semana na capital gaúcha, destaque para o início da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre nesta sexta, que segue na Praça da Alfândega até 15 de novembro. Programe-se para visitar o maior evento literário ao ar livre da América Latina: a Área Infantil e Juvenil estará aberta todos os dias, das 9h às 21h, enquanto a Área Geral e Internacional funciona de domingo a sexta, das 12h30 às 21h e aos sábados, das 10h30 às 21h. Mais informações no site da feira: www.feiradolivro-poa.com.br.

Ainda na sexta tem apresentação da cantora e compositora mato-grossense Vanessa da Mata (imagem).  Já a partir da semana que vem, confira as diversas dicas culturais, que vão desde exposições, festival de cinema a shows de música pop, indie e sertanejo.

28/10 – VANESSA DA MATA

A cantora Vanessa da Mata se apresenta nesta sexta, 28, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Em turnê com "Segue o Som", quinto disco de estúdio e sétimo de carreira, a artista mato-grossense faz pequena pausa na estrada para apresentar um formato especial e intimista, que retoma seu início de carreira. Acompanhada somente de piano (Danilo Andrade), violão e guitarra (Mauricio Pacheco), Vanessa despe - no show intitulado “Delicadeza” - canções que têm formado o repertório da turnê atual.

29/10 - FLUXOS DE COMUNICAÇÃO

Inaugura neste sábado, 29, a exposição Fluxos de Comunicação (Experiência 4) no LabART 760. O espaço no Caminho dos Antiquários recebe sua quarta mostra desde sua inauguração com curadoria de Marcio Tavares e obras de André Petry, Britto Velho, Lucas Schultz, Milton Kurtz e Shirley Paes Leme. Com oito obras – a maioria instalações inéditas –, a mostra pretende descortinar questões acerca da importância da arte nos processos comunicativos.

03 a 10/11 – CINE ESQUEMA NOVO

A edição de 2016 do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira chega oficialmente a Porto Alegre nos dias 03 a 10 de novembro, com exibições gratuitas de filmes e instalações que serão apresentados na Cinemateca Capitólio, sede oficial do festival, Goethe-Institut Porto Alegre e Instituto Ling. Na semana que antecede as atividades, a equipe curatorial convida o público a olhar para cima: nos últimos dias de outubro, o CEN visitará alguns amigos do evento para realizar miniencontros com projeções de filmes e vinhetas nas paredes dos prédios vizinhos.

Com quase 600 inscritos, o festival que desde 2003 promove a diversidade da imagem através do conceito de Arte Audiovisual - uma proposta capaz de englobar tanto a ideia do cinema quanto das artes visuais, volta a ser anual e competitivo. Das 44 obras selecionadas na Competitiva Brasil, 32 serão exibidas na sala da Cinemateca Capitólio e 12 em ambientes fora da sala de cinema, no formato de videoinstalações, projeções e performances (ver lista completa e sinopses abaixo). Serão mais de 35 horas de programação.

02 a 09/11 – MÉTODO ARBEUQ

O espetáculo O Método Arbeuq estreia dia 02 de novembro no Teatro Renascença, seguindo em cartaz até o dia 09. O espetáculo conta com dramaturgia de Viviane Juguero e colaboração do elenco e direção de Jessé Oliveira e é inspirado no filme argentino-hispano-italiano "El Método", de 2005, dirigido por Marcelo Piñeyro, baseado na obra teatral "El Método Grönholm", do espanhol Jordi Galcerán, a montagem portoalegrense traz no elenco Álvaro RosaCosta, Carol Martins, Elison Couto, Juliana Barros e Renato Santa Catharina. As apresentações ocorrem de 02 a 09 de novembro, sempre às 20h, com ingressos a R$ 20,00 antecipados pelo site Entreatos Divulga e na hora por R$ 40,00

05/11 – FIRE DEPARTMENT CLUB EM SHOW NO ROLÊ

A revelação gaúcha de indie rock Fire Department Club se apresenta no dia 05 de novembro no Rolê, em Porto Alegre, marcando o lançamento do terceiro EP: Human Nature. Após tocarem no Canadian Music Week 2016, em Toronto, Andre Ache, Gabriel Gottardo, Meinel Waldow e Gui Schwertner celebram a marca de 20mil plays no Spotify. Com instrumentais gravados no Estúdio Soma na capital gaúcha e vocais no TDS Studio de Los Angeles, o novo trabalho tem a assinatura do produtor musical Luc Silveira.

11/11 – ANITTA VOLTA A PORTO ALEGRE

O pop de Anitta volta a Porto Alegre dia 11 de novembro. Ela apresenta no Pepsi on Stage a turnê de “Bang”, seu terceiro trabalho de estúdio, que chegou às lojas em outubro do ano passado e colocou no topo das paradas, nas rádios de todo o Brasil, os hits “Deixa Ele Sofrer”, “Essa Mina é Louca”, “Cravo e Canela” e “Sim ou Não”.

20/11 – ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO

A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano celebra 25 anos de carreira com a turnê que desembarca em Porto Alegre no dia 20 de novembro. Eles celebram com o público gaúcho o repertório do show que resultou o DVD “Flores em Vida”. O espetáculo acontece no Teatro do Sesi e os ingressos já estão à venda no site www.blueticket.com.br e no PDV da Hits, no Shopping Iguatemi.

 

Imagem por Marcos Hermes