Andressa escreve semanalmente, sempre na quinta-feira.
Concerto de Natal entre as atrações na Capital


Atividades gratuitas e natalinas para curtir em família estão entre as atrações desta semana na Capital. Destaque para o Concerto de Natal, que este ano traz a cantora Paula Toller (imagem), para sua tradicional apresentação no Parcão. Confira:

10/12 – CONCERTO NO PARCÃO COM PAULA TOLLER

Em sua 29ª edição, a série Concertos Comunitários apresenta mais um Concerto de Natal. Já tradicional na capital gaúcha, a apresentação desta vez terá como artista convidada a cantora Paula Toller. Com regência do maestro Evandro Matté, a artista interpretará na canções que encantaram gerações como Nada Sei, Eu Tive um Sonho e Como eu quero ao lado do Coral e da Orquestra Unisinos Anchieta.
O espetáculo, marcado para 10 de dezembro, às 21h, no Parcão, também contará com outras quatro vozes. Além das participações especiais das solistas Carmen Monarcha e Gabrielle Fleck, o concerto terá representações de Luiza Haggstram e Gabb Lippert, que participaram do programa The Voice Kids, da Rede Globo. Também participam do Concerto de Natal, o Ballet Vera Bublitz, o Coral De Vez em Canto, o Coral Banrisul e o Coral Adufrgs Sindical. O encerramento contará com uma emocionante queima de fogos, realizada anualmente no fim do show.

10 a 18/12 – ATRAÇÕES NATALINAS NO SHOPPING

Deste sábado, dia 10, até 18 de dezembro o BarraShoppingSul contará com novas atrações gratuitas para alegrar o Natal em família. Das 10h às 22h, o projeto Kombina apresenta um minimuseu com brinquedos de várias épocas. As crianças ainda poderão aguçar o mundo da fantasia por meio de um livro interativo de Chris Dias, fotos de Luis Ventura e brinquedos de Alice Urbim. Além da leitura, a atividade conta com um espaço para brincadeiras. O público também poderá conhecer as obras da Clara Pechansky e se inspirar para construir seus próprios contos. Para isso, crianças, jovens e adultos vão desenhar, criar imagens em um espaço que desperta a curiosidade e criatividade. Zizi Paz e Maurício Alves são os responsáveis pela contação de histórias aos pequenos.
Já nos dias 10, 11,17 e 18 também serão oferecidas oficinas de artes integradas das 16h às 20h, entre elas, oficina de brincadeiras da cultura popular, ministrada por Maurício Alves; oficina de arte em brinquedos, ministrada por Zizi Paz e oficina de música e dança, ministrada para Txai Mitt (10,11) e Suelen Duarte (17,18).

10/12 – FEIRA REÚNE 40 MARCAS DO DESIGN AUTORAL

A Open_Feira de Design reunirá neste sábado, 10, no bairro Moinhos de Vento, mais de 40 marcas do design autoral nas áreas de mobiliário, decoração, acessórios, vestuário, brinquedos, pet, entre outras. Esta é a última edição de 2016, quando completa um ano de projeto. A programação no Pátio Ivo Rizzo retornará em março de 2017. De acordo com a curadora da feira, Camila Farina, o tema da Open #11 quer trazer a celebração do Natal, mas sugerindo um momento de reflexão: Vamos nos (re)unir mais? Vamos ser mais tolerantes com as diferenças e ajudar o próximo como forma de crescermos todos juntos, ainda mais?

10/12 – NX ZERO VOLTA À PORTO ALEGRE

A banda NX Zero, que recentemente completou 15 anos de carreira e deixou assim o seu nome gravado como um dos mais importantes do rock nacional, voltará a Porto Alegre, neste sábado, 10, para divulgar seu sétimo trabalho de estúdio, chamado “Norte” e lançado no ano passado. O show acontece no Opinião, com repertório que mistura soul, funk dos anos 60, hard rock, rap, psicodelia e a mesma energia de sempre.

10 E 11/12 – FINAL DE SEMANA DE CONCERTO NO TSP

A Orquestra de Câmara Theatro São Pedro encerra a série Concertos Oficiais 2016 apresentando obras de Paulo Guedes e Camargo Guarnieri, com os solistas Daniel Wolff (violão) João Batista Sartor (flauta) e Ney Fialkow (piano). No repertório também está uma seleção de coros e árias de O Messias, de Handel, incluindo o popular Aleluia, com a participação do Coral Porto Alegre e dos solistas Cíntia de Los Santos (soprano) e Daniel Germano (barítono). Os concertos homenageiam o centenário do nascimento do médico e compositor Paulo Vianna Guedes, que também foi violinista e compositor (e teve como um de seus parceiros o poeta Carlos Drummond de Andrade). Os espetáculos acontecem neste final de semana, dias 10 e 11, e fazem parte do movimento global #ElesPorElas (#HeForShe) da ONU. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

12/12 – PATAGÔNIA É TEMA DE ENCONTRO

A última edição de 2016 do projeto Belezas do Mundo da Bazkaria terá como tema a Patagônia. O evento ocorre na segunda-feira, 12, às 19h, e a convidada será Susy Ma, integrante do grupo Ecocaminhantes. Ela mostrará as belezas naturais do extremo sul do continente americano, como os parques Tierra de Fuego e os glaciares argentinos, além das Torres del Paine, localizadas no Chile.

15/12 – CAETANO VELOSO E TERESA CRISTINA NO ARAÚJO

O Auditório Araújo Vianna recebe Caetano Veloso acompanhado de uma das grandes revelações da MPB: a cantora Teresa Cristina. No show – que acontece dia 15 de dezembro - Teresa abrirá a noite cantando o repertório de Cartola, seguida pela apresentação de voz e violão de alguns dos maiores sucessos de Caetano. Juntos, cantarão mais sucessos do cantor baiano, em mais uma turnê acompanhada apenas por seu violão. Batizada de “Caetano apresenta Teresa”, a apresentação marca o primeiro projeto internacional dos artistas juntos.

 

Imagem por Flávio Colker