Ana Claudia da Mata fala sobre empreendedorismo em evento da IMED


Profissional participa do III Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia 

A CEO e uma das fundadoras da startup LinCare Tecnologia para o bem-estar, Ana Claudia da Mata, será uma das palestrantes do III Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, no dia 9 de novembro, na sede de Passo Fundo da IMED. Indagada sobre a importância de inserir os jovens no contexto do empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento de ideias e projetos, a profissional respondeu a algumas questões sobre o assunto.

Como as universidades podem inserir, em suas formações, temas como empreendedorismo, tecnologia e inovação?

A academia deve preparar para o mercado. Assim, pode contribuir identificando o perfil de empreendedorismo nos alunos, abrindo a possibilidade de realizarem pesquisas aplicáveis ao contexto de mercado. Podem também buscar incentivo físico, humano e financeiro para alunos e professores conseguirem tirar seus projetos do papel, além de colaborar apresentando metodologias mais compatíveis ao mercado e à velocidade que este exige. Outra ação que as universidades podem fazer é estimular de seu corpo docente o desenvolvimento em sala de aula de conteúdos que conversem com métodos, tecnologias e informação. Promover eventos e conectar o ecossistema da universidade com o ecossistema do mercado pode diminuir o abismo presente entre as duas realidades.

De que forma sua área de conhecimento poderá contribuir para a construção de uma sociedade orientada à inovação?

Sou formada em Design de produto e, naturalmente, o profissional desta área pensa em soluções que gerem impacto na vida das pessoas. Quando o designer extrapola a dinâmica de pensar somente em objetos, coisas e matérias e começa a pensar em processos, técnicas, pessoas e problemas reais, consegue, com maestria, conectar soluções e criar valor para os negócios. O design neste contexto não pode ser a dita "cereja do bolo", ele deve fazer parte do processo de inovação, pois, com o dinamismo da profissão e a capacidade de focar nos problemas do usuário, colabora imensamente com ideias mais pertinentes à realidade dos envolvidos. Soluções e inovações só são boas quando são postas em práticas, quando as pessoas usam, e quando se consegue melhorar a vida e o cotidiano de um grupo de indivíduos.

Por que é importante discutirmos iniciativas que envolvem o empreendedorismo, tecnologia e inovação?
O empreendedorismo não é somente startup, empresas, lojas. Pode ser aplicado em pequenas decisões e incentivar um pensamento mais sistêmico e que, de fato, vai ser aplicado. Empreender serve para muitos como um caminho para tirar as ideias do papel e fazer e tornar as coisas reais. A academia entra com um papel importante, pois tem a oportunidade de incentivar reflexões e apresentar iniciativas que fazem a diferença.


III Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Data: de 8 a 10 de novembro
Local: Rua Sen. Pinheiro, 304, Auditório Central da IMED em Passo Fundo
Contato: (54) 3045-9097, ou pelo e-mail cieit@imed.edu.br.
Inscrições: cieit.imed.edu.br

Foto por Laís Kunzendorff