Perfil de liderança por natureza

Janine Castellan de Oliveira completa 20 anos de gerência no marketing do Praia de Belas, empreendimento da Iguatemi Empresa de Shopping Centers. Shopping que esse ano completa 26 anos. Por isso já conheceu praticamente todas as fases e modificações do empreendimento. Natural de Porto Alegre, uma mulher de fibra e com um super perfil de liderança, aos 57 anos, já tem mais de 20 anos de atuação profissional na área de comunicação e marketing.

Formada em Comunicação Social - Jornalismo na PUCRS, e com pós-graduação em Marketing pela ESPM, Janine já teve participação ativa no planejamento estratégico do Praia de Bela, sendo responsável pela implantação do processo de reinvenção do shopping e promoção de ações de relacionamento com clientes, lojistas, comunidade, empresas, governos e imprensa. Ela conta um pouquinho sobre a sua vida para o Ngeócio Feinino. Espia, só.

 

Negócio Feminino - Quais os desafios que enfrentastes nesses 20 anos de atuação na gerência do marketing do Praia de Belas?

Janine Castellan de Oliveira - Em vinte anos muitos desafios já surgiram. Costumamos brincar que, no nosso negócio, o normal é “matar um leão por dia”. O varejo é muito dinâmico e não podemos nos acomodar. Os momentos mais tensos estão relacionados ao cenário da economia.

Quando a economia está em crise todo mundo é afetado, de um jeito ou de outro, e precisamos buscar fórmulas de superar a crise e entregar. Foco no resultado, redobrado. Além disso,  sempre buscar novidades que tenham super atratividade e geração de fluxo e trabalhar em parceria com os lojistas.

NF - Conta como conseguistes administrar esses desafios?

JCO - Desafios sempre vão aparecer na nossa vida, assim como no âmbito profissional. Acredito que é preciso de um trabalho diário para conseguir superar qualquer desafio. No dia a dia mesmo, com pesquisa e dedicação. Buscando referências diferenciadas, resiliência, posicionamento, aprendizado e humildade. Além desses fatores é fundamental conseguir também trabalhar bem em equipe, pois sozinhos não conseguimos fazer nada.

NF - Tua atuação na implantação do processo de reinvenção do Shopping Praia de Belas foi fundamental para a empresa. Foi difícil?

JCO - O processo de reinvenção do shopping foi um trabalho em equipe. Não foi só meu, foi da empresa e de todo grupo que participou deste projeto. Muita gente esteve envolvida.  A reinvenção do Praia de Belas foi fundamental para que o shopping se reposicionasse  e entregasse aos gaúchos  um shopping mais moderno, mais completo e de acordo com a expectativa dos clientes. Nós conseguimos intensificar a comunicação com o consumidor, foi ótimo poder fazer parte desse momento do shopping.

NF - Tu és uma líder. Essa é uma característica própria ou tu desenvolveu e te tornou uma líder?

JCO - Bom, eu tenho um temperamento forte (risos), mas acredito que todo dia a gente aprende e pode se tornar melhor. Acredito também que não existe uma fórmula pronta para se tornar uma líder. Com bastante foco e determinação é possível alcançar grandes objetivos. Além disso, ao longo destes vinte anos trabalhando no Praia de Belas eu sempre busquei qualificação e aperfeiçoamento em liderança e gestão.

NF - Como administra tua vida profissional com a pessoal?

JCO - Estabelecendo limites. Apesar de eu estar vinte e quatro horas conectada e à disposição, consigo desligar (um pouco) quando vou pra casa. Claro que quem tem o negócio de shopping na veia, não consegue desligar cem por cento. Se estou viajando em férias sempre visito shoppings, observo as lojas, sinalização, eventos, atendimento e etc. E se estou em outros shoppings, preciso ter o cuidado pra não sair arrumando os displays nos corredores (já fiz isto mais de uma vez). Mas tudo isso eu consigo fazer sem stress. É até divertido, aprender sempre.

NF - O que tu dirias às mulheres que buscam uma posição de desataque na empresa?

JCO - Para as mulheres e para os homens também, que buscam consolidar uma trajetória de sucesso na empresa é importante que trabalhe, e trabalhe sério.  Bastante envolvimento, muita dedicação e comprometimento. É importante saber inovar, ter resultado e conseguir superar o planejado. É necessário também ter um bom relacionamento, pois como eu disse antes, ninguém chega isoladamente em algum lugar. Por isso construir laços na empresa é fundamental.


NF - O que o trabalho representa pra ti?

JCO - O meu trabalho representa a minha realização pessoal: quando a gente faz o que gosta, a gente se sente realizada. Adoro pensar em um novo projeto, trabalhar em equipe, formar pessoas, entregar e comemorar o resultado. Isso me motiva e me deixa feliz.

Manter a mente sempre em atividade faz com que a gente não se entregue e se mantenha jovem e com a mente aberta. Além disso, me da condição de viver meus sonhos pessoais.


Rapidinhas

Quem é Janine?  Uma mulher forte e de bem com a vida!
Uma referência? Minha família, união e amor de sobra.
Uma frase? A vida é agora.
Um filme ou um livro? As Pontes de Madison, com Meryl Streep e Clint Eastwood
Um projeto que ainda desejas desenvolver? Um blog sobre o viver!
Se fosse um animal, qual seria? Um cavalo

 

Imagem por Daniel Rodrigues