Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
DINHEIRO: GASTE BEM

 

Quando você pensa em se organizar financeiramente, logo vem o questionamento de como gastar bem.

Gastar bem significa identificar seus sabotadores.  Lembra dos desenhos animados, onde de um lado fica um anjinho dizendo o que fazer de forma racional e do outro lado o diabinho tentando convencer o personagem de como agir impulsivamente?
Seria mais ou menos isso, você não pode sair gastando pois brigou com o namorado, ou porque se estressou com seu chefe. Também não poderá  sair pagando uma rodada de cerveja aos amigos porque vai ganhar um aumento.

Comece a gastar bem com algumas dicas:

-  Quanto eu ganho: saiba quanto você ganha e quais são seus gastos fixos e variáveis, com isso saberá o valor que poderá gastar com supérfluos;

-  Experiência: gaste seu $$ com experiências, como uma viagem, ou final de semana na casa de uma amiga, gaste com um curso bacana, com um jantar em um restaurante novo, pense  no prazer de uma experiência;

- Roupas:  aquela frase de que sempre estamos precisando de roupa ou bolsa nova foi criada pelo comércio. Será que você realmente precisa gastar com mais uma camisa? Preciso de mais um tênis, sendo que tenho 4 no armário?

- Plano de telefone e TV a cabo: sei que precisamos ter uma santa paciência com esses serviços e alteração de plano ou de operadora, isso poderá significar 50 minutos ao telefone depois de falar com 6 pessoas diferentes e a ligação ter caído 2 vezes. Mas, respire fundo!!! Valerá a pena ao final e a economia poderá chegar  a 30% no seu orçamento mensal.

- Pagar qual conta? Grana está curta  e não sei o que escolher para pagar. Opte por pagar a conta que tem os juros mais altos. E tente renegociar as dívidas.

O importante é não ter peso na consciência após fazer uma compra, tenha consciência do que a nova aquisição representa para você, de repente ter comprado aquela camisa, apesar de já ter várias no cabide, era algo que você queria muito e estava com preço melhor nesta semana. Pense que gastar bem é a sua relação pessoal com o dinheiro.

Afinal, quem é dono de quem?