Aldrey escreve a cada 15 dias, sempre nas quartas-feiras.
Dinheiro: quem é dono de quem?

 

Você já parou para pensar quem é que manda na sua vida? Você ou o seu dinheiro?

Qual o significado do dinheiro para você? Tudo depende da forma como enxergamos as finanças.

Já é ultrapassado o pensamento que dinheiro é algo negativo, ruim e sujo! Que o rico na novela sempre é  vilão da história. Dinheiro é bom! Depende da forma como eu vejo ele. Eu sempre digo que meus clientes nunca trocam reais por dólares! Jamais!! Eles trocam reais por experiencia, trocam seu dinheiro pelo sonho de conhecer New York, trocam por quererem agregar conhecimento ao realizar um intercambio, e também trocam por expectativa de vida, como os que compraram para serem cobaias nos Estados Unidos por estarem enfrentando uma doença rara.

E é neste momento que entra o assunto:  Organização Financeira.

1) Base dos sonhos: a organização financeira é a base para seus sonhos. Qual seu projeto de vida? Quando temos um objetivo fica muito mais fácil de começarmos a nos organizar. E isso só depende de nós mesmos

2) Planilha financeira: planilha não dói! Podemos baixa aplicativo no celular, ou uma planilha simples no google. É necessário enxergar para onde seu $$ está indo.

3) Gastos fixos X gastos variáveis: Primeira parte é você saber quanto você ganha. Parece loucura, mas muita gente não sabe quanto ganha final do mês. Separe os gastos fixos como aluguel, condomínio, luz, internet.....  depois separa os gastos variáveis, como roupas, celular, alimentação fora de casa....

4) A importância do valor fixo:  sabendo meus gastos fixos, será mais fácil para organizar qual valor eu tenho que ter separado para emergências, em caso de demissão por exemplo, quanto eu preciso ter guardado para suprir meus gastos fixos em X tempo.  Eu tendo essa informação fica mais fácil até para negociar um aumento de salario.

5) Gaste bem: identifique os sabotares!  Você não pode sair gastando pois brigou com o namorado, ou se estressou com seu chefe. Também não poderá  sair pagando uma rodada de cerveja aos amigos porque vai ganhar um aumento. Tenha os pés no chão. Aprenda a gastar bem, negociar, mudar o plano do celular, evitar as promoções de roupas que não está precisando. Faça seu emocional trabalhar em prol do seu financeiro.

6) Estude: finanças não é difícil!  Informe-se, converse com amigos, leia blogs e sites sobre o assunto. Tire dúvidas com pessoas da área. Pergunte. Saiba. Não tenha dúvidas.

Organização financeira será a base para realização dos seus sonhos. Então diga  agora quem é dono de quem!