Alessandra escreve quinzenalmente.
Um aplicativo para lembrar de você RESPIRAR, LEVANTAR? Temos!


Precisa? Precisa.

Ganhei do meu filho um Apple Watch , o tal relógio da Apple que está diretamente conectado com meu Iphone, que na hora não mensurei valor e não entendia porque seria bacana e funcional,  afinal, relógio é relógio NÉ? Não, não é.

Questionando ele os porquês do relógio e o que continha nele para que o motivasse a trazer da sua viagem dos EUA, ele me diz: tu és uma esportista, tem coisinhas aqui que vais amar, podes ver o whatsApp  sem pegar teu celular, podes ver fotinhos, atender o telefone, escolher a “carinha” do teu visor, ele vai te mostrar funções que nem imaginas e eu acreditei, dei uma chance para o relógio preto onde os que amo são os dourados , com pedrinhas brilhantes, bem perua mesmo e que este seria como os que eu usava na época dos treinos como nadadora, os G Shock (lembram?)!

Mas o que quero chamar atenção não é para fazer a propaganda do relógio famosa maçã, mas o que aconteceu no dia seguinte que me colocou em alerta como coach.
Treme meu pulso e olho então, a notificação “da vez” ( treme toda hora , mesmo!) e para minha surpresa diz Assim: RESERVE UM MINUTO PARA RESPIRAR, e em baixo um espaço para ativar escrito: RESPIRAR. Clico ou não. Não clico. Vou adiante com meu “Giroflex” ligado com a sirene até descobrir mais sobre isso.

Olhei aquilo de lado e pensei: será que o sensor ( tem 4) abaixo do meu pulso “pescou” alguma coisa e pediu que eu respirasse pois seria necessário, ou é praxe do aplicativo te lembrar sobre isso?

Ele mede também teu pulso,  teus batimentos cardíacos, tuas passadas, teu objetivo diário de gasto calórico ( como educadora física não acho que isso seja fidedigno, mas acho bacana o esforço),  é a prova d’água, te alerta para estar muito tempo sentada ( vou falar ainda mais sobre isso), dá a temperatura conforme a cidade que tu estás e também tem hora (hahahaha, ainda bem né?) entre outras coisas!

Fui pesquisar, mas sem muita profundidade e descobri que este relógio traz na sua base, á nível mundial, esta prática e que com certeza isso está ali para te lembrar do obvio:  TU NÃO RESPIRA CERTO, TU NÃO PEGA AR PROFUNDO, TU NÃO TE PREOCUPA COM ISSO DURANTE O DIA. É mundial a “epidemia”, é mundial a correria, a falta de pausa e isso me preocupa.

Ansiedade, estresse crônico, alergias, dores musculares, síndrome do pânico, desconforto incrível  de estado geral do ser humano entre tantas outras patologias sendo resultado do nosso ritmo. Lembre-se que somente 3% da população Brasileira faz exercício regular, a gente que tem academia corre atrás dos outros 97% e ainda assim é difícil!

Mas voltando ao relógio, outro fator que me deixou de queixo caído foi sábado, deitada lendo, descansando a mente ( sim, leio para fazer isso) ele apita e me manda levantar, SIM LEVANTAR, pois eu estava a umas duas horas deitada. Dizia assim: “Hora de ficar de pé! Levante-se e movimente-se um pouco por um minuto. Opções: Ignorar ou fazer: EU FIZ. Sabia de que seria importante e ele te controla! Se não fizeres ele “te cobra”, gentilmente, te pergunta se queres estes avisos ou não e mais uma vez paro e penso: Sim, eu posso até ser avisada, mas preciso tomar a frente, ter ação e como coach sei bem sobre este assunto. Fiz o que para mim seria saudável, tornei consciente e achei o máximo esta possibilidade. Mais um ponto para ele.

Meta, prazo, cobrança, organização, atividades sociais, agenda lotada, demandas com filhos, familiares, formas de ver  a vida, tanta coisa envolvida em um dia, no cotidiano que esquecemos do essencial: da gente.

Aí  precisa vir um gerenciador, um aplicativo para te lembrar do obvio e agradeço por isso.

A ansiedade tem tomado conta do Planeta Terra de uma forma tão absurda, que provavelmente a Apple se deu  conta de que poderia ajudar as pessoas com sua tecnologia.

Ao respirar por um minuto, uma florzinha cresce, e tu acompanhas, é um amor, um doce ver o aplicativo funcionando, te conduzindo e só pela intenção sou grata, mas o ideal é que nos lembrássemos disso várias vezes por dia, concorda comigo?

Leo, tua intenção e cuidado comigo atenderam com sucesso teu objetivo, na corrida, na natação ( tem um dispositivo que só com o som tira a água interna dele que pode ter ficado), na respirada profunda, na caminhada e ainda em outras possibilidades que ainda não testei mas que irão me surpreender.

Grata Apple, mais uma vez tu me conquistou!

Agora? Respira e levanta, dá uma caminhadinha, olha pela janela, toma um copo de água, (se quiser) agradeça a Deus, ao Universo pela tua vida,  faz por ti algo que ninguém mais pode: cuidar-se.