Cris escreve todas as sextas-feiras.
Amigos são mais importantes que as regras

 

Zapeando a TV a cabo, num sábado de manhã, com meu filho, deparei-me com a cena final de um desenho, que confesso não lembrar qual, onde uma aluna estava com a missão de monitorar os corredores da escola durante as aulas. Não sei o que aconteceu antes, mas naquele momento estava ali instaurada uma confusão.

O melhor amigo dela, pedia para que saíssem da escola. Ele estava fugindo de alguns adultos e crianças que, não sei dizer por quê, corriam atrás dele. Ela, certeira, citava a regra TAL que falava que antes das três da tarde era proibido sair da escola.

O menino então, vendo os outros se aproximarem, olhou para ela, com os olhos lacrimejando, e replicou. Nesta hora, ela finalmente se deu conta da situação e proferiu a frase que me colocou aqui diante de vocês: “amigos são mais importantes que as regras”, vamos sair daqui!

Gostei de ter visto isso num desenho, gostei de saber que os laços de amizade estão sendo valorizados e que as crianças terão acesso a isso. E fiquei pensando nas coisas que realmente valem a pena nessa vida.

As regras são importantes, principalmente quando vivemos em sociedade. É preciso cumpri-las, entende-las e seguir adiante. Os poréns que encontramos no caminho, conhecidos como as exceções, permeiam o nível dos valores. Àqueles que aprendemos em casa, em família e que não nos tornam maus, e sim, parte de algo. Uma parte boa.

E sobre pedir ajuda? Nesses dias atuais, em que estamos cheios de nós, nos bastamos, cumprimos metas, nos desdobramos em muitos, "pedir" tornou-se sinônimo de fraqueza. Entendemos que se pedimos, precisamos dar algo em troca e assim, optamos por contratar um especialista e pronto, nossos problemas estão resolvidos e longe dos olhos dos outros.

Só que nem percebemos que com todos esses medos, acabamos por nos afastar daquilo que é essencial, como os longos papos entre amigos, àqueles que superam a superfície da vida e nos fazem mergulhar em nossas profundezas, culminando numa linda entrega baseada em confiança.

Necessitamos loucamente compartilhar a vida, muito além das redes sociais, que servem de escudo e até de máscara. Afinal, atrás de uma telinha somos capazes de tudo, mas cara a cara, será que estamos preparados para mostrar quem somos de verdade?

Então, aqui eu digo, se precisar de ajuda, peça! Os laços de amizade são mais fortes do que se pode imaginar. Um bom amigo é capaz de abrir mão  para te estender a mão. E são essas escolhas que tornam nossa vida mais bela. Amigos são mais importantes que as regras.