Andressa escreve semanalmente, sempre na quinta-feira.
Guns N’Roses chegando e outros destaques culturais

 

Enquanto a Feira do Livro segue na Capital até final deste mês, outras partes da cidade continuam promovendo diferentes atrações culturais, coo a Open Feira de Design e a Varig Experience. Entre os shows que desembarcam na cidade nos próximos dias, destaque para a banda ícone do rock mundial Guns N’Roses (imagem), que se apresenta no Beira Rio com sua formação original.

A partir de 03/11 - VARIG EXPERIENCE RETOMA VISITAS AO DOUGLAS DC-3

O Boulevard Laçador retoma as visitas internas ao Douglas DC-3, avião que marca a exposição Varig Experience. A atividade voltou a ser realizada nesta quinta, e segue sempre às quintas-feiras, das 18h às 21h. Recepcionistas vestidas com uniformes que reproduzem os originais orientarão os visitantes como se fossem comissários de bordo. A visita é gratuita. Mais de 50 mil pessoas viram o DC-3 de perto e 12 mil realizaram a visita interna a um dos marcos da história da aviação. O Douglinhas, como também é chamado, foi fabricado em 1936 e completou 80 anos em agosto.

05/11 – FEIRA DE DESIGN ITINERANTE

A primeira edição itinerante da Open_Feira de Design tem foco no design de moda. A edição multiatividades vai ocupar uma mansão histórica no bairro Assunção, em frente ao Guaíba, na Zona Sul de Porto Alegre, neste sábado, dia 5. A casa dos anos 1940 que hoje está desocupada, pertenceu à família Thiesen e mantém sua estrutura original, com mais de 500m2 e um imenso jardim que a circunda.

05/11 – CHIMARRUTS NO OPINIÃO

A Chimarruts, uma das bandas mais importantes do cenário reggae gaúcho, vai voltar ao Opinião, neste sábado, 5, para fazer o show de lançamento do seu quinto disco, o recém-lançado “A Diferença”. O álbum, que já está disponível em todos os serviços de streaming, dá continuidade ao bonito trabalho do grupo, iniciado no começo dos anos 2000 e que muito fala sobre amor, paz e igualdade. Seis anos depois do seu último registro, a banda subirá mais uma vez ao palco para apresentar suas canções inéditas e também tocar todos os seus grandes sucessos.

08/11 - GUNS N’ROSES ESTÁ CHEGANDO

Na próxima terça-feira, um Beira-Rio lotado vai testemunhar o show da banda Guns N’Roses em sua formação icônica. Com Axl Rose, Slash e Duff McKagan, juntos depois de 23 anos desde o último show, o Guns N´Roses, em sua formação clássica, fez dois shows como headliner do Festival Coachela em abril desse ano. Os ingressos esgotaram em minutos. Axl está em uma fase especial de sua carreira como o vocalista de duas das mais importantes e icônicas bandas do rock mundial: o Guns e o AC/DC. O show em Porto Alegre inicia às 21h.

05 e 06/11 – LINGUAGEM CORPORAL DO NÓS MIMO

Nos dias 05 e 06 de novembro Porto Alegre recebe o Grupo Nós Mimo – Núcleo de Pesquisa para Linguagem Corporal que realiza até 17 de novembro roteiro por oito cidades do Rio Grande do Sul, com apresentações do espetáculo “Fritz” e realização de Workshop sobre processo de criação cênica, com entrada franca, classificação acima de 16 anos.
Em sua pesquisa, o Nós Mimo, fundado pelos atores Alessandro Müller e Luana Michel em 2010, mapeia as discussões, técnicas e treinamentos sobre o corpo. O workshop promovido pelo grupo ocorre no dia 05 de novembro, às 15h na Cia de Arte, em Porto Alegre, com o objetivo de produzir uma criação que trabalhe as linguagens em que a interpretação física do ator esteja presente.

08 E 09/11 - MUOVERE CIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Nos dias 08 e 09 de novembro, a Muovere Cia de Dança Contemporânea promove o Seminário Conversas sobre Tecnologia, Dança e Corpo, no Instituto Ling, em parceria com a UERGS. A atividade integra o projeto Webcoreô, vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, que também inclui um espetáculo que estreia no dia 16 de novembro, em comemoração aos 27 anos do grupo.

09/11 – O INDIE DO “BALACLAVA FEST” EM POA

O Balaclava Fest, um dos festivais alternativos mais aclamados do Brasil, irá ganhar a sua primeira edição fora de São Paulo. O evento chega ao Opinião na próxima quarta-feira, dia 9, para reunir dois nomes prestigiados do movimento indie: o grupo britânico Yuck e a banda canadense Top, com o Ombu, uma das principais revelações do cenário nacional.

Com a turnê do seu mais recente trabalho de estúdio, chamado “Stranger Things”, o Yuck fará a sua terceira excursão pelo nosso país, executando músicas que misturam influências retrô, guitarras distorcidas e melodias dançantes, como os hits “Middle Sea” e “Get Away”. Já o Tops, embalado pelo sucesso da faixa “Anything”, vai fazer a sua estreia no Brasil, para mostrar ao vivo porquê seu indie pop está recebendo tantos elogios da crítica especializada. A abertura do festival ficará por conta do Ombu, grupo paulista que está divulgando o EP “Pedro" e conquistando muito fãs por causa da sua sonoridade psicodélica refinada.

10/11 – CHICO BUARQUE NA VOZ DO PORTUGUÊS ANTÓNIO ZAMBUJO

O cantor português António Zambujo canta Chico Buarque no Teatro do Bourbon Country, na próxima quinta-feira, dia 10. O artista estrangeiro tornou-se um dos maiores de seu país, capaz de agradar aos mais distintos públicos. Dos mais sofisticados aos mais simples, Zambujo é popular sem ser popularesco, e segue lotando teatros tradicionais como os Coliseus do Porto e Lisboa, ganhando prêmios e emplacando canções nas listas de mais vendidos nas lojas digitais.

10 a 24/11 – ESCURIDÃO QUE ME CLAREIA

Um dos maiores temporais do Estado serviu como inspiração para uma artista plástica de Porto Alegre. A tempestade derrubou centenas de árvores e deixou a cidade sem luz e sem água por alguns dias. Carol W inaugura a exposição “Escuridão que me Clareia”, baseada nos sentimentos que o caos provocou nos habitantes da cidade no final de janeiro de 2016.
Quem for ao Vila Flores entre os dias 10 e 24 de novembro poderá conhecer e também interagir com algumas obras de arte. Os troncos de árvores recolhidos serão usados como expositores das peças criadas. Uma forma de reutilizar e reciclar o que acabou destruído.

12 e 13/11 - MACARENANDO DANCE CONCEPT

O espetáculo “Abobrinhas Recheadas – O Jogo”, da Macarenando Dance Concept, tem duas apresentações gratuitas nos dias 12 e 13 de novembro, dentro da programação da II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, uma realização da Câmara Municipal de Porto Alegre.
O único espetáculo de Stand-Up Dance Comedy do RS apresenta coreografias criadas a partir da mímica de letras de músicas famosas, que vão de Chico Buarque a Valesca Popozuda, passando por canções como Construção, Show das Poderosas, Emoções e Faroeste Caboclo, além dos hits regionais como Amigo Punk e Porto Alegre é Demais!

13/11 – LANÇAMENTO DE MARIA CARPI NA FEIRA DO LIVRO

Além de O cego e a natureza morta (um único poema, dividido em três cantos), que foi para as livrarias em setembro último, a premiada autora Maria Carpi lança uma nova obra de poesia durante a 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Inédito, O Desvario do Pólen (2016, 128 páginas) também chega às lojas pela editora Ardotempo.
As publicações serão autografadas no domingo 13 de novembro, às 20h. Antes, às 19h, acontecerá uma mesa-redonda sobre a sua obra, coordenada pelo psicanalista Luiz-Olyntho Telles da Silva, na Sala Oeste do Santander Cultural (Sete de Setembro, 1.028 – Praça da Alfândega), com entrada franca.

 

Imagem: Divulgação / Hits Entretenimento